INOVAÇÃO E PESQUISA DESENVOLVIDAS NA PERIFERIA

Coletivo PrograM@nas

O PrograM@nas é um coletivo de mulheres hackers que se propõe a desenvolver atividades educacionais com foco na área de tecnologia da informação para mulheres jovens, de 13 a 29 anos, tendo em vista que as mulheres são invisibilizadas neste campo de conhecimento, enquanto os homens detém o protagonismo. Além dos estudos em tecnologia, o coletivo visa a iniciação a pesquisa, desenvolvimento e implementação de aplicativos de caráter social, que será realizada pelas jovens integradas neste projeto.

Aplicativos Humanos

A campanha gira em torno da temática de Direitos Humanos(DH) e tecnologia, onde 20 jovens participaram de 6 oficinas sobre direitos humanos (Direito à Cultura, Meio-Ambiente, Serviços Públicos, Tecnologia, Comunicação e Direitos Humanos no Geral), casado com a criação de aplicativos(3 oficinas) sobre DH empoderando um grupo de jovens da região a utilizar o celular como ferramenta pela defesa dos seus direitos.

Utilizamos a plataforma da Fabrica de Aplicativos, pois a mesma não requer conhecimento na área de programação e desenvolvimento, assim facilitando o acesso de pessoas que não possuem experiência nessa área. A campanha busca disseminar a discussão sobre essa temática na periferia e gerar empoderamento da população através da criação de ferramentas de TI( Aplicativos ) que contribuem na capacidade que a comunidade tem para se articular na defesa dos Direitos Humanos.

Startup Weekend Change Makers - Fortaleza

Através da realização do Startup Weekend ChangeMakers (primeiro no Brasil, Março de 2015). Juntamos 100 pessoas, entre eles empreendedores, designers, desenvolvedores e jovens do Conjunto Palmeiras para trabalhar durante um final de semana no desenvolvimento de ideias para Start-Ups de alto impacto social.

Cursos Palmas

Cursos em programação, design thinking, desenvolvimento de aplicativos, empreendedorismo, informatica básica, pesquisa-ação participativa.

Formação de jovens da periferia de Fortaleza que através de cursos e execução de projetos no PalmasLab são motivados para transformar a realidade local, tendo como ferramentas a TI e a Pesquisa-ação.