INOVAÇÃO E PESQUISA DESENVOLVIDAS NA PERIFERIA

PALMAP

Palmap é uma ferramenta de base tecnológica para pesquisa direcionada à transformação de comunidades carentes.

Uma plataforma online que permite o mapeamento de informações, onde você pode criar qualquer tipo de questionário para coleta de dados (qualitativos, quantitativos, fotos e depoimentos). Durante a coleta as informações podem ser acompanhadas em tempo real, em um mapa interativo, gráficos ou mesmo baixando o arquivo em formato excel.

No app android, você pode acessar a sua conta onde você encontrará o questionário já criado por você, para realizar a coleta de dados.

Contexto

Existe um amplo desconhecimento e preconceito sobre a vida na periferia, provocando a falta de atendimento das necessidades básicas e aumentando a desigualdade. Por outro lado existem instituições com a capacidade para mudar essa situação. Porém elas nem sempre tem acesso à informações relevantes e confiáveis sobre as necessidades e menos ainda sobre os potenciais dessas comunidades. Como exemplo, apenas 10% das empresas tem como publico alvo a base da pirâmide, segundo Daniel Izzo em artigo da NextBillion. Do lado do governo existe um grande afastamento entre quem desenha a política pública e os beneficiários da mesma.

“A cabeça pensa onde os pés pisam” (Frei Betto). Diante da falta de interesse dos governos, empresas e outros em “pisarem” nas nossas comunidades, se torna ainda mais urgente a necessidade de capacitar e disponibilizar ferramentas para as comunidades produzirem dados que permitam o desenvolvimento de soluções locais e criem parcerias estratégicas.

Solução

PalMap - plataforma online para pesquisa direcionada à transformação de comunidades carentes via app - buscar reduzir a falta de dados sobre essas comunidades, para aumentar o impacto dos Bancos Comunitários no Brasil e outros agentes de transformacao local (ONGs, setor público e privado etc). Mobilizamos comunidades/coletivos para realizar Pesquisa Acão Participativa, com a metodologia desenvolvida junto com o Colab/MIT, e uso de PalMap desenvolvida no Palmaslab, para a coleta de dados através de celulares incluindo visualização de dados brutos, graficos e mapas na plataforma.

Outras iniciativas de pesquisa ignoram o valor da periferia para geração de dados e produção de informação. Nos buscamos colocar a comunidade como protagonista do processo, gerando empoderamento através da realização de pesquisas e geração de dados abertos para a populacão.

Como Fazemos Pesquisa Participativa?

Baixe aqui em português e inglês o Manual de PesquisAção desenvolvido em parceria com CoLab - MIT

O que fazemos

Mobilizamos comunidades para oferecer serviços de pesquisa atendendo as demandas de empresas organizações e governos que tem como objetivo a inclusão socio-produtiva da população de baixa renda.

Dispomos de uma equipe com as competências chave para desenvolver o projeto: amplo conhecimento da periferia, tecnologia e pesquisa comunitária

Palmap se diferencia pelo alto impacto social e pela ampla capilaridade em um mercado que dispõe de pouca informação sobre comunidades excluídas.