INOVAÇÃO E PESQUISA DESENVOLVIDAS NA PERIFERIA

Pesquisa

Ações de Pesquisa realizadas

  • Mapas de Produção e Consumo em diversas comunidades com Banco Comunitário (Fortaleza, Caucaia, Rio de Janeiro, Porto Alegre)
  • Qualidade do Atendimento em 3 postos de Saude - IplanFor
  • Acesso a Comunicação e Tecnologia no Conjunto Palmeiras, junto com a Universidade Federal do Ceará
  • Links entre Cidadania Politica e Econômica junto com o Coady Institute - St. Xavier University, Canada
  • Pesquisa de acesso e qualidade de internet no Conjunto Palmeiras

- Mapa das Riquezas, Pobrezas, Desejos e Perspectivas do Bairro, Colab - MIT, EUA

  • PalmasLab agora está focado em desenvolver a capacidade de incorporar sistematicamente a pesquisa ação comunitária em seu trabalho. Esses esforços incluem a criação de novas metodologias (toolkit) para permitir que os bancos comunitários possam avaliar de forma holística as dinâmicas sociais e econômicas dos bairros onde trabalham, e intervir mais efetivamente nos mesmos. Em parceria com o Colab – MIT (Community Innovators Lab), e a equipe do Palmaslab engajaram-se num processo de co-produção de pesquisa, no intuito de desenvolver uma metodologia de Pesquisa Ação Participativa. O toolkit foca em ferramentas e métodos chave identificados como relevantes para o PalmasLab enquanto o mesmo continua a construir a capacidade para o desenvolvimento de pesquisa e a produção de conhecimento na periferia de Fortaleza. Ele sintetiza conceitos chave relevantes à pesquisa-ação comunitária, descreve alguns dos possíveis métodos relevantes para a investigação sistemática e produção de conhecimento no PalmasLab e apresenta técnicas para guiar com sucesso o processo de pesquisa e facilitar as atividades relacionadas com a pesquisa.

  • Como experiência prática da realização do toolkit de Pesquisa Ação Participativa, estamos construindo um novo tipo de diagnóstico socioeconômico para identificar necessidades na comunidade e explorar de forma qualitativa como moradores do Conjunto Palmeiras experimentam, acessam e se apropriam das riquezas e pobrezas materiais e imateriais do seu território.
  • Nesse processo realizamos 250 entrevistas, utilizando PalMap, App de coleta e mapeamento de dados desenvolvido no PalmasLab. A amostra da pesquisa para obter uma margem de erro menor a 5% é chegar a 381 entrevistas. A fase de coleta de dados esta prevista para concluir no mês de Junho 2016.